Ensino Fundamental II

Do 6° ao 9° visa à formação básica do cidadão, observados o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos:

  • O pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores e, ainda, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Oferecemos do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, com estrutura, gestão, espaços, materiais e metodologias que favorecem um ambiente prazeroso e propício à aprendizagem.

Não se pode deixar de destacar, no entanto, nessa etapa escolar, o importante momento de transformações - físicas, emocionais e sócio-afetivas – por que passa o adolescente

Novas experiências, diferentes rotinas escolares e a própria mudança que a adolescência propõe exigem do educando, nesse momento, uma postura mais autônoma e reflexiva diante das práticas educacionais e da vida. Para auxiliar nesse processo de amadurecimento e estabilidade emocional, desenvolve-se um trabalho integrado dos educadores, com princípios e valores bem definidos que oportunizam a vivência das relações interpessoais.

Por outro lado, é nessa fase que o jovem desenvolve e legitima habilidades e competências na leitura, na escrita, nas operações formais, e prepara-se para a aquisição de conhecimentos mais abrangentes e aprofundados. O estudo, a pesquisa e a valorização do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações constituem importantes conteúdos a serem abordados de forma ética e abrangente.

Nos projetos desenvolvidos por nossa equipe pedagógica, desde trabalhos em grupo em sala de aula a momentos de convivência e experimentação em estudos do meio, o aluno tem a oportunidade de tirar suas conclusões, desenvolver conceitos e construir o próprio conhecimento, além de trocar experiências de vida.